terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

A educação tradicional (anterior a toda tecnologia), tal como uma metáfora do copo meio vazio, vê o aluno sempre como um ser em falta com os conteúdos, o comportamento e a motivação. Segundo essa visão, o aluno ainda não sabe, não pode não se motiva e não está preparado. A educação deveria servir exatamente para que descubramos que sabemos que podemos que estamos preparados e que queremos mais. (BLIKSTEIN: 2002)Partindo desta afirmação observamos que as tecnologias estão no nosso dia-a-dia e não dá pra voltar mais pro modelo tradicional e sim integrá-la ao currículo ao PPP das nossas escolas, dentro e fora da sala de aula.Com certeza o uso das tecnologias como computadores e internet nas atividades curriculares certamente serão diferentes e mais interessantes para os alunos. Através desta metodologia aula se torna mais dinâmica e atrativa e a aprendizagem ocorrerá com mais facilidade e despertará nos alunos interesse pelas aulas e sentirão mais motivados pelos conteúdos trabalhados e a postura do professor não será a mesma. Tudo isso é percebido na prática, por meio de suas ações metodológicas. Os alunos sentem-se mais participativos e motivados, quando a aula é atrativa e o conteúdo tem significado, eles tem mais atenção na explicação do professor e aprendizagem se torna mais significativa.
A maioria de nossos alunos tem internet em casa, quando não tem utilizam outros ambientes informatizados, mas não encontram esses recursos na escola, o que para eles deixa de ser atrativo. O texto de Pedro Demo aborda sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídio de aprendizagem, e ele coloca muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola (ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo não tendo medo de ousar, medo do novo.Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos traz.
Pra que isso aconteça o professor como mediador e facilitador da aprendizagem deverá usar os recursos tecnológicos de forma criativa, investigadora, questionadora, que provoque mudanças e compreensão, de forma que ele desenvolve seu trabalho a qual ambos desenvolvem seu potencial inovando suas metodologias de forma que venha facilitar a compreensão e aprendizagem dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASTecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC; Pedro Demo – Os desafios da linguagem no século XXI.Cursita: Iza Ferreira Pereira

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